terça-feira, 16 de julho de 2019

O uso de referências nos quadrinhos

A nona arte apresenta uma linguagem dinâmica que permite ao artista aproveitar-se de vários recursos objetivando a construção do significado e, em segundo plano, aplicar referências de autores maiores. As referências engrandecem o trabalho e conversam com o público que possui uma bagagem cultural mais elaborada. Além disso, a referência pode expandir o significado da obra, uma vez que os conceitos que circundam a obra original podem ser reaplicados ou readaptados pelo autor na sua versão, possibilitando uma análise mais profunda. Ainda assim, nem todos os leitores detectam as referências de forma fácil, o que pode ser um problema.

Em "Assim na Serra Como no Céu: a chegada dos imigrantes" usei deste recurso para retratar uma visão panorâmica de Porto Alegre. Como os imigrantes aportaram na capital em 1875, eu precisava mostrar a cidade de alguma forma. Não há muitas fotos deste período e o que pode se fazer é desenhar baseado em outras cidades daquela mesma época. No entanto, descobri um pintor que estava de passagem pela cidade e que elaborou algumas pinturas da cidade e do seu povo.

Pesquisando, descobri o pintor Herrmann Wendroth. Segue apresentação da Wikipedia:

Herrmann Rudolf Wendroth foi um mercenário e artista plástico alemão que veio para o Brasil em 1851, contratado para lutar na Guerra contra Rosas. Integrou a Legião Alemã que serviu no sul, cujos integrantes eram conhecidos pela alcunha de brummers, os "resmungadores".

Chegou ao Rio Grande do Sul por mar, parando primeiro em Rio Grande, e logo seguindo para Pelotas, onde passou preso alguns dias por arruaças. Depois esteve em Porto Alegre, Rio Pardo e Lavras do Sul, onde demorou-se mais explorando ouro nas minas da região.

Dali seguiu em viagem por diversas partes do interior do estado, fixando em aquarelas e desenhos os tipos humanos locais e a paisagem urbana e natural, num documento visual precioso daquela época, executado com grande sensibilidade estética e por vezes mostrando uma veia satírica. Faleceu em torno de 1860.





Esta última pintura eu adaptei para a HQ. Apesar da pintura ser de 1852, acredito que a cidade não tenha mudado a paisagem de forma radical em 20 anos. De qualquer forma, substitui o barco pelo modelo que os imigrantes navegavam.


Este recurso de uso de referências na elaboração de quadrinhos não é novo. Seguem alguns exemplos:

A balsa da Medusa (Géricault, 1819)
Asterix, o Legionário (1967). Por Goscinny e Uderzo. 

Lição de anatomia do Dr. Tulp (1632)
Asterix e o Adivinho (1975). Por Goscinny e Uderzo

A Comédia de Dante Alighieri e o discurso interliterário

Virgílio e Dante no Inferno - Ilustração de Gustave Doré

Um recurso que utilizei na produção do roteiro de “Assim na Serra como no Céu: a chegada dos imigrantes” e na concepção geral da obra é o uso discreto de referências de uma grande obra da literatura com o objetivo de ampliar o significado e qualificar a leitura. Evidentemente, pego carona no poema épico “A Comédia” de Dante Alighieri pela semelhança discreta do meu enredo com o maior clássico da literatura italiana. Este recurso, que não deve ser reduzido ao conceito de easter eggs, potencializa simbolicamente a leitura dos quadrinhos.

Para ampliar o entendimento deste “discurso interliterário”, apresento algumas características de sua aplicação:

Sutileza: para que o recurso funcione, ele precisa ser discreto e trabalhado de maneira bastante sutil para que não se torne uma cópia barata de uma obra maior. Muitos filmes de comédia pastelão roliudiana usam este recurso de forma exagerada e condicionando a compreensão da piada ao prévio conhecimento dos filmes originais (geralmente blockbusters). Na HQ, fiz questão de adaptar o último verso do poema da Comédia de Dante à fala do personagem principal no último quadrinho da história.

Último quadrinho da história remete ao último verso de Dante

Pistas: durante a obra, seja no roteiro ou nas ilustrações, pequenas pistas são adicionadas para que a ligação torne-se evidente. É preciso saber dosar a quantidade de pistas para que apenas o leitor mais qualificado perceba. Em alguns momentos, se coloca a pista lá, de forma clara, como se o livro dissesse: “este é o ponto de partida da ligação, mantenha esta obra em mente e você encontrará mais relações”. É o conhecimento do leitor em relação à obra maior que o conduzirá para as demais pistas e as várias relações entre as leituras.

No exemplo abaixo, a citação do personagem refere-se ao texto escrito acima dos portões do inferno na obra de Dante.

Marinheiro recebe os imigrantes para a viagem até o Brasil

Relação: pressupõe que a obra criada possua algo substancial em relação à obra maior. Adicionar uma única pista de uma determinada obra por simples ocasião ou porque acrescentaria comédia (ou drama...) ao roteiro, muitas vezes reduz a obra criada e o propósito do uso da relação. Esta relação interliterária deve ser mais profunda, devendo levar em consideração o conceito da obra original e suas particularidades.

Vamos às relações principais:

Relação (ponte)
A Comédia
Dante Alighieri
Assim na Serra como no Céu:
A chegada dos imigrantes
“Comédia”
Na época em que Dante escreveu o poema, os textos eram separados em Comédias (histórias com finais felizes) e Tragédias.
A história termina com final feliz para o principal casal de imigrantes da trama.
Itália
Considerado o maior clássico da literatura italiana.
A jornada dos imigrantes é contada em prosa e verso na Serra Gaúcha.
Número 3
O poema é dividido em 3 partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Poemas em terceto, que remete à Santíssima trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Apresenta 3 personagens principais: Dante Alighieri, o poeta Virgílio e Beatriz, musa de Dante.
A analogia é feita com as três partes da jornada: Itália, viagem e Serra Gaúcha.





Apresenta 3 famílias de imigrantes principais: Sperafico, Radaelli e Crippa.
Enredo
Uma história de amor: Dante enfrenta uma grande jornada por causa de Beatriz.
Uma história de amor: um imigrante italiano enfrenta uma grande jornada por causa de sua mulher.  


Além disso, há inúmeras outras coincidências entre os problemas enfrentados pelos imigrantes que são os mesmos que Dante e Virgílio encontram nesta jornada. Um exemplo é a conclusão de que o caminho para o Paraíso é apontado por quatro estrelas (Cruzeiro do Sul) dando a entender que sua localização fica ao sul da Linha do Equador. Para os imigrantes italianos, uma nova vida também se localizava ao sul do Equador. Ofereço ao leitor curioso a oportunidade de encontrar as outras pequenas coincidências. Esta tarefa remete ao próximo item do processo de construção. 

Pista direta
Busca: na medida em que o leitor mais qualificado percebe que as ligações estão se tornando frequentes, convém que ele busque rever a obra maior para estabelecer as relações mais especificas. Esta busca leva à relação, e da relação se chega à reflexão. Ao chegar neste ponto, o leitor atingiu um nível de interpretação e aproveitamento da leitura que considero ótimo. 

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Monumento do Centenário da Imigração Italiana

Sobre a obra

Feita de ferro, retrata os pioneiros como seres alados, de desbravam uma nova terra. A posição da escultura faz estes seres encararem as montanhas e vales da serra.


Sobre o autor


Carlos Gustavo Tenius (Porto Alegre RS 1939). Escultor.  Estuda artes com o Fernando Corona em 1962. Dois anos depois, forma-se em escultura na Escola de Artes da UFRGS. Em 1965, torna-se auxiliar de ensino das cadeiras de escultura e modelagem desta escola. Em 1967, cria uma escultura para a sede do IAB/RS e no ano seguinte, desenvolve a Pira da Pátria para a Prefeitura de Porto Alegre. Entre 1972 e 1975, participa de vários concursos de arte, conquistando a primeira colocação em 1975, quando apresenta proposta ao monumento comemorativo do Centenário da Imigração Italiana, em Farroupilha RS. Em 1977, obtém a vaga de professor assistente no Instituto de Artes da UFRGS, por concurso público. Dois anos depois, desenvolve o monumento em homenagem ao Marechal Castelo Branco, implantado no Parcão, em Porto Alegre. Expõe em coletivas desde 1961, recebendo, no ano seguinte, a medalha de ouro no 19º Salão Paranaense e o título de melhor escultor nacional no 3º Salão de Curitiba. 
(extraído de: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10744/carlos-tenius)

Fonte: http://www.galart.com.br

Outras obras

As figuras aladas são constantes em suas esculturas.

Monumento aos açorianos - Porto Alegre, 1974. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/529595237410159182/?lp=true
Sem título, 1985. Fonte: enciclopedia.itaucultural.org.br
Sem título, 1985. Fonte: enciclopedia.itaucultural.org.br
Sem título, 1987. Serigrafia. Fonte: http://www.galart.com.br
Escultura de aço. Fonte: http://www.galart.com.br

Proposta de atividade


- Identificar os temas que os artistas trabalham e aperfeiçoam. Geralmente, os grandes artistas escolhem um tema e o aprimoram ao longo dos anos.

Este exercício faz os alunos relacionarem o tema e o artista. Trabalha a percepção dos alunos em relação à arte e de como ela é trabalhada pelos artistas.

Iberê Camargo trabalhava os carretéis e também as bicicletas. 

Fonte: http://issocompensa.com

Carreteis 4, 1954. Fonte: http://issocompensa.com

Vórtice I, 1973. Fonte: Pedro Oswaldo Cruz / Divulgação

Carretel Azul,1981. Fonte: http://jornalareliquia.blogspot.com

Fonte: https://www.bolsadearte.com

Fonte: http://issocompensa.com

Giorgio Morandi pintava objetos cotidianos como garrafas, potes e jarros.

Fonte: https://www.wikiart.org/pt/giorgio-morandi
Fonte: https://www.wikiart.org/pt/giorgio-morandi

Xico Stockinger trabalhava com os guerreiros.
Fonte: Jean Schwarz
Fonte: Romulo Fialdini, site: http://enciclopedia.itaucultural.org.br
Figura com lança. Fonte: https://www.levyleiloeiro.com.br

Mapa das colônias da serra

Mapa de 1897 que apresenta a divisão das colônias (retângulos) para os imigrantes. Ao redor do mapa há 6 caixas de texto identificando as principais colônias que mais tarde viriam a se tornar Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, etc.

Caricatura dos imigrantes italianos

Caricatura ou caricatoons (seria uma forma de caricatura cujo resultado se parece com desenho de cartoon - desenhos animados norte-americanos) são um exemplo de como transformar o estudo da história da cidade de Farroupilha e da imigração italiana através dos quadrinhos. Uma vez conhecendo estes personagens na HQ Assim na Serra Como no Céu, dificilmente a memória visual do aluno irá confundi-lo na associação dos nomes às faces dos imigrantes. As fotos ao lado são os únicos registros destes personagens.

Luigi Sperafico

Tomaso Radaelli
Stefano Crippa

Os três primeiros imigrantes

Estes são os personagens principais de Assim na Serra Como no Céu: a chegada dos imigrantes. Os alunos podem colorir os personagens ou montar como se fosse a capa de uma nova HQ. É possível imprimir esta ilustração em meia folha A4, em formato paisagem e, ao dobrá-la, uma das faces serve com a capa do livro em quadrinhos.


Montando os personagens dos imigrantes italianos

Os Model Kits abaixo servem para os alunos recortarem e montarem os personagens dos imigrantes italianos de acordo com a imaginação. O exercício pode complementar o aprendizado da HQ e da sala de aula. Serve para os alunos que não querem ou não sabem desenhar, além de ser uma maneira mais rápida de montar a historinha. As páginas podem ser impressas invertidas para mais opções de poses.