Montei estes quadrinhos para exemplificar:
No primeiro quadrinho, vemos a personagem dando uma ordem ao personagem escada (que não aparece no quadro). Neste caso, a ordem dada está relacionada à trama. O fato da personagem segurar o espelho em frente ao rosto serve para reforçar a ideia de vaidade dela. Assim, a relação entre texto e imagem está correta, pois faz com que texto e imagem tenham caminhos paralelos na construção da história.
No segundo quadrinho, vemos a personagem conversando consigo mesma e relatando suas intenções correspondentes à ação de segurar o espelho em frente ao rosto. Neste caso, considera-se que a relação entre texto e imagem está incorreta, pois a fala não acrescenta nada à imagem, apenas a reforça. O leitor já percebeu o que está acontecendo no quadro não sendo necessário o reforço da ação.
Em alguns casos específicos, o reforço é necessário.
Como geralmente uma HQ é curta, deve-se resumir ao máximo o texto dos balões para evitar redundâncias, repetições e outras formas de escrita mais rebuscadas (desde que estes não sejam os objetivos da obra). Assim, tem-se a integração de texto e imagem.
Nos quadros abaixo, exemplos para aplicação em sala de aula podem ser utilizados. Neles, o aluno deve preencher os balões com a forma correta e com a forma errada para entender a diferença na relação entre texto e imagem em uma HQ. Nos quadrinhos à esquerda, o aluno deve escrever o texto cuja relação com a imagem funcione de forma complementar, utilizando o texto da maneira correta. O aluno pode escolher o tema que quiser. Nos quadrinhos à direita, o aluno deve preencher o texto do balão descrevendo a ação do personagem. Lembre-se, esta última maneira é a equivocada! Mas o aluno deve fazer o exercício para perceber a diferença.
Para uso em sala de aula |
Quadrinho original - para uso do professor |
Para uso em sala de aula |
Quadrinho original - para uso do professor |
Para uso em sala de aula |
Quadrinho original - para uso do professor |
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