quarta-feira, 17 de julho de 2019

Ponto de vista do leitor

Na história “Fé demais, fé de menos”, que apresenta uma versão cômica do exorcismo ocorrido em Caravaggio em 1947, trabalhei com um elemento da narrativa indispensável para uma boa história: o ponto de vista do leitor.

Por exemplo, ao ler um livro de suspense, onde o detetive procura descobrir quem é o assassino, o leitor, evidentemente, sabe tanto quanto o detetive e não mais que ele. Neste caso, o leitor assume o ponto de vista do detetive. Mas se o livro é contado do ponto de vista do assassino, o leitor sabe mais do que o detetive, pois o assassino está sempre um passo à frente do policial.

Antes de produzir a história, o ponto de vista do leitor é parte do planejamento da escrita. Considerando que as informações sobre o exorcismo são imprecisas e que existem várias versões dos fatos, decidi que apenas o leitor saberia o que realmente está acontecendo. Todos os personagens percebem parcialmente o que está acontecendo, apenas o leitor compreende as confusões que a trama apresenta. Este ponto de vista soberano do leitor torna esta “comédia dos erros” mais engraçada.

Proposta de atividade:
- Identificar os quadrinhos da história onde o ponto de vista do leitor fica evidenciado;
- Fazer uma comparação entre os pontos de vista do leitor e do personagem nestes mesmos quadrinhos, descrevendo-os.

Exemplo: 
ANSCNC 2: página 52, quadrinho 12

ANSCNC 2: página 52, quadrinho 12: As freiras pensam que as batidas na porta fazem parte do ritual do exorcismo, da luta entre o padre e o demônio, mas o leitor sabe que o padre está batendo na porta porque tem pressa para usar o banheiro. E não há banheiro dentro da igreja.

Agora, vamos analisar 5 exemplos de pontos de vistas do personagem e do leitor em outros quadros da HQ. 

ANSCNC 2: página 46, quadrinho 6
ANSCNC 2: página 46, quadrinho 6:
- Ponto de vista dos personagens:  Os colonos têm certeza de que encontraram a mulher que está possuída pelo diabo.
- Ponto de vista do leitor: O leitor sabe que as dicas dadas pelas freiras se referem a outra mulher, e não a esta que será capturada.

ANSCNC 2: página 47, quadrinho 6
ANSCNC 2: página 47, quadrinho 6: 
- Ponto de vista do personagem: Giuseppe acha que precisa ser exorcizado como forma de penitência. 
- Ponto de vista do leitor: O leitor sabe que o padre estava falando com o coroinha, não com o Giuseppe. 

ANSCNC 2: página 48, quadrinho 1
ANSCNC 2: página 48, quadrinho 1:
- Ponto de vista do personagem: O coroinha (que segura o livro) escolhe o livro mais assustador avaliando a capa conforme seus próprios medos. 
- Ponto de vista do leitor: O leitor sabe que é um livro de culinária e não de exorcismo. 

ANSCNC 2: página 49, quadrinho 5
ANSCNC 2: página 49, quadrinho 5:
- Ponto de vista do personagem: Assustadas com o exorcismo, as freiras pensam que a fumaça preta é o final dos tempos. 
- Ponto de vista do leitor: O leitor sabe que a fumaça preta veio do motor do carro e não é um fenômeno paranormal.

ANSCNC 2: página 49, quadrinho 9
ANSCNC 2: página 49, quadrinho 9:
- Ponto de vista do personagem: O padre certifica-se de que a mulher está realmente possuída por falar uma língua que ele não conhece.  
- Ponto de vista do leitor: O leitor sabe que ela é a mulher errada e que ela não está possuída pelo diabo. A mulher que recebeu a possessão do diabo fugiu. 



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