Na
história “Fé demais, fé de menos”, que apresenta uma versão cômica do exorcismo
ocorrido em Caravaggio em 1947, trabalhei com um elemento da narrativa
indispensável para uma boa história: o ponto de vista do leitor.
Por
exemplo, ao ler um livro de suspense, onde o detetive procura descobrir quem é
o assassino, o leitor, evidentemente, sabe tanto quanto o detetive e não mais
que ele. Neste caso, o leitor assume o
ponto de vista do detetive. Mas se o livro é contado do ponto de vista do assassino, o leitor
sabe mais do que o detetive, pois o assassino está sempre um passo à frente do
policial.
Antes
de produzir a história, o ponto de vista do leitor é parte do planejamento da
escrita. Considerando que as informações sobre o exorcismo são imprecisas e que
existem várias versões dos fatos, decidi que apenas o leitor saberia o que
realmente está acontecendo. Todos os personagens percebem parcialmente o que
está acontecendo, apenas o leitor compreende as confusões que a trama
apresenta. Este ponto de vista soberano do leitor torna esta “comédia dos
erros” mais engraçada.
Proposta de atividade:
- Identificar
os quadrinhos da história onde o ponto de vista do leitor fica evidenciado;
-
Fazer uma comparação entre os pontos de vista do leitor e do personagem nestes
mesmos quadrinhos, descrevendo-os.
ANSCNC 2: página 52, quadrinho 12 |
ANSCNC 2: página 52, quadrinho 12: As freiras pensam que as batidas na porta fazem parte do ritual do exorcismo, da luta entre o padre e o demônio, mas o leitor sabe que o padre está batendo na porta porque tem pressa para usar o banheiro. E não há banheiro dentro da igreja.
Agora, vamos analisar 5 exemplos de pontos de vistas do personagem e do leitor em outros quadros da HQ.
ANSCNC 2: página 46, quadrinho 6 |
- Ponto de vista dos personagens: Os colonos têm certeza de que encontraram a mulher que está possuída pelo diabo.
- Ponto de vista do leitor: O leitor sabe que as dicas dadas pelas freiras se referem a outra mulher, e não a esta que será capturada.
ANSCNC 2: página 47, quadrinho 6 |
- Ponto de vista do personagem: Giuseppe acha que precisa ser exorcizado como forma de penitência.
- Ponto de vista do leitor: O leitor sabe que o padre estava falando com o coroinha, não com o Giuseppe.
ANSCNC 2: página 48, quadrinho 1 |
- Ponto de vista do personagem: O coroinha (que segura o livro) escolhe o livro mais assustador avaliando a capa conforme seus próprios medos.
- Ponto de vista do leitor: O leitor sabe que é um livro de culinária e não de exorcismo.
ANSCNC 2: página 49, quadrinho 5 |
- Ponto de vista do personagem: Assustadas com o exorcismo, as freiras pensam que a fumaça preta é o final dos tempos.
- Ponto de vista do leitor: O leitor sabe que a fumaça preta veio do motor do carro e não é um fenômeno paranormal.
ANSCNC 2: página 49, quadrinho 9 |
- Ponto de vista do personagem: O padre certifica-se de que a mulher está realmente possuída por falar uma língua que ele não conhece.
- Ponto de vista do leitor: O leitor sabe que ela é a mulher errada e que ela não está possuída pelo diabo. A mulher que recebeu a possessão do diabo fugiu.
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