terça-feira, 23 de julho de 2019

Exercício de produção: lendas

Referente à história "Atração do Museu", do livro em quadrinhos "Assim na Serra Como no Céu: histórias de mistério e fé"


Lenda é uma história de caráter fantástico ou fictício, contada de geração em geração, que mistura fatos reais com irreais. Elas fornecem explicações sobre determinados acontecimentos que não apresentam conclusões científicas comprovadas. Como são passadas de forma oral, sofrem alterações e acréscimos de elementos e fatos, apresentando variações da mesma história.

Lenda não é mentira, também não é verdade.

Para muitos povos do passado, as lendas explicavam como a natureza funcionava. Por exemplo, os gregos antigos achavam que o trovão significava uma reação de Zeus, o deus mitológico que habitava o Monte Olimpo. No Brasil, existem muitas lendas, como a do Negrinho do Pastoreio, do Curupira e do Saci-Pererê.

Existem também as lendas urbanas. Elas são consideradas uma espécie de folclore moderno. Geralmente são historietas curtinhas ocorridas nos dias atuais. As mais famosas são a do Boneco do Fofão, que possuía uma faca dentro do corpo, e a música da Xuxa, “Doce Mel”, que, quando reproduzida ao contrário, revelava uma mensagem demoníaca. A lenda da boneca Lenci pode ser considerada uma lenda urbana porque foi criada recentemente e por tratar de algo sugestivo apenas, pois nem sequer é uma história com início, meio e fim.

Lenci, a boneca do Museu Municipal Casal Moschetti
E quando agrupamos tudo o que um povo valoriza, temos o folclore. Ele é o conjunto de tradições e manifestações populares formados pelas lendas, mitos, provérbios, danças e costumes de um povo. 

O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

ANSCNC 2: história da boneca Lenci

Sugestão de exercício: 


Objetivo: 

Produzir um livro de contos e lendas de forma coletiva

Estratégias: 

Curiosidade: desenvolvida através da pesquisa dos contos
Produção textual: prática da escrita e narrativa dos acontecimentos
Criatividade: aplicada na ilustração dos contos

Táticas: 

- Registro de uma lenda ou conto antigo por meio de uma entrevista com familiares ou conhecidos;
- O registro pode ser por escrito, por gravação e áudio ou mesmo de vídeo;
- O aluno deve redigir o conto ou lenda em uma página de redação;
- O aluno pode desenvolver uma ilustração que acompanha o texto;
- O professor pode discutir com o aluno a escolha da ilustração através dos seguintes critérios:
- pensar antes de desenhar: critérios para escolha do desenho ideal;
- motivos pelos quais este desenho pode representar o conto: 
- é a cena mais importante do conto?
- todos os personagens devem aparecer no desenho?
- qual deve ser a posição corporal de cada personagem?
- qual deve ser a expressão facial de cada personagem?
- analisar os pontos de vistas dos personagens na ilustração;
- o uso das cores para a ilustração e seus critérios;
- o tamanho dos elementos na ilustração;
- a posição dos elementos: primeiro plano ou segundo plano;
- o cenário ideal para a ilustração. 


Sugestões:


Avaliar o texto e/ou as ilustrações de um conto ou lenda através dos critérios descritos nas técnicas acima antes de iniciar os trabalhos para que o aluno entenda o resultado que o exercício proporciona.

Os desenhos podem ser trocados entre os colegas para avaliação do grupo.

Os contos e os desenhos podem ser encadernados como um livro da turma, com capa produzida em sala de aula contendo o nome dos autores. 

Os trabalhos de ilustração podem ser expostos em local e momento específico, como o Dia das Bruxas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário