segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Projeto Farroupilha em Quadrinhos na Sala de Aula!

Com o intuito de facilitar a divulgação do projeto para as escolas e professores, decidi publicar este post com a ideia do projeto pormenorizada. Assim, imagino que os colegas professores de Farroupilha possam contribuir e sugerir caminhos para unir quadrinhos e sala de aula. O projeto é voltado para alunos do ensino fundamental. Porém, em função das últimas mudanças do ensino, confesso que não tenho certeza sobre a idade ou série para a qual este projeto pode ser direcionado.

Objetivo:
Promover a aprendizagem divertida nas disciplinas através da linguagem dos quadrinhos com obra temática referente à história do município.

Estratégias:
Diversão e aprendizado.

Táticas:
Livro de histórias em quadrinhos sobre o município + blog com oferta de material de apoio para os professores.

Obra:
Livro de histórias em quadrinhos baseado na história  do município de Farroupilha. A obra apresenta origem da cidade de Farroupilha (1870 até 1900).

Comentário: como sou professor universitário, pensei em trabalhar a obra para ser aplicada em sala de aula. É neste ponto que entram os colegas professores das escolas de Farroupilha que podem direcionar a formatação da obra para que eles próprios a utilizem em suas aulas. Outra ideia é que a produção de programas de aula pode ser complementada através deste blog onde se podem disponibilizar exercícios, tarefas e atividades em arquivos PDF para que qualquer escola possa acessar o material, fazer o download e aplicar em sua sala de aula, juntamente com a obra impressa para a atividade.

Clique para ampliar
Então, eu considerei (ver gráfico acima)

Problemas enfrentados pelo professor em sala de aula: (1) dificuldades de leitura dos alunos; (2) problemas de interpretação de textos; (3) falta de interesse nos assuntos de aula e (4) carência de identidade do município de Farroupilha e do aluno com a cidade.

Justificativas do uso dos quadrinhos em sala de aula: (1) as HQs podem ser um incentivo ao aluno para a busca de novas obras em quadrinhos e para a literatura; (2) proporciona aprendizado com diversão e aumenta o interesse na aula e (3) o frequente uso de quadrinhos em concursos como Enem e o vestibular.

As potencialidades deste projeto (ou o que eu imagino que possa contribuir com o trabalho do professor): (1) apresentar uma história onde o aluno possa analisar a realidade de sua cidade; (2) treinar a cultura visual considerando que vivemos na era da imagem; (3) reforçar valores básicos como amizade, crescimento individual através do conhecimento, valorização da cultura local, destaque à importância da preservação do patrimônio histórico e (4) auxiliar na ideia de cidadania, uma vez que a obra apresenta a cidade como personagem e busca aproximar o aluno da cidade.

Funcionamento do projeto:
Esta produção pode ser dividida em duas ferramentas: o livro e o blog. O livro pode contribuir com a leitura em sala de aula ou de momentos de leitura na biblioteca da escola (imagino que a escola tenha gibiteca, não?). Bom, estou apenas criando as histórias, mas não sei exatamente qual a necessidade dos profes e dos alunos. O blog contribui através da oferta de materiais didáticos (exercícios, resumos, tarefas, atividades, compartilhamento de experiências de sala de aula para os profes - aqui entra a participação do professor para me auxiliar a construir estes materiais e ambientes) para que todos os professores das escolas do município utilizem em suas aulas.

No gráfico, sugiro a utilização da obra em algumas disciplinas como Língua Portuguesa, Artes e História. Nada impede que vocês, professores, sugiram novas contribuições para este projeto. Esta é a ideia: criar um processo de colaboração na construção de uma obra que possa ser utilizada como lazer para o aluno e como material para auxílio didático para o professor.

Meu e-mail está aí ao lado na coluna da direita. Se preferir, deixe seu comentário ao final deste post.

Obrigado pela atenção!!!